Pressão
 
 
Princípio de Funcionamento
 
 

O sensor de umidade é do tipo capacitivo, a constante dielétrica do capacitor varia com a umidade relativa do ar resultando numa mudança linear de capacitância com a umidade relativa do ambiente. Excitado em frequência e demodulado por diferença de fase, cujo resultado, após ser amplificado e devidamente compensado em temperatura, gera uma corrente de transmissão para o módulo indicador.

Já com relação a temperatura ambiente, o sinal é obtido através de um sensor de precisão em circuito integrado, cuja saída e calibrada diretamente em graus Celsius sendo utilizada na compensação térmica do sensor de umidade e também como sinal em corrente para a indicação e/ou controle.

Construção:

A construção da sonda é em alumínio anodizado e o circuito eletrônico protegido com uma camada de verniz de alta rigidez dielétrica, podendo ser submetido a ambientes de alta umidade relativa ficando portanto protegida da ação corrosiva do meio.

A conexão elétrica da sonda é feita através de conector circular com fixação por rosca, portanto não havendo problemas de mau contato ao longo do tempo.

Em algunas aplicações especiais onde a velociade do fluxo de ar é acima de 10 m/s, a sonda pode receber um tubo de bronze sintetizado de diversas tramas, a fim de não permitir o impacto de impurezas maiores com o sensor e diminuir a velocidade do fluxo, além de reduzir os efeitos da condensaçao de água no sensor.

Limpeza:

Em ambientes com muita poeira ou gordura em suspensão, deve-se periodicamente proceder a limpeza do sensor, a qual deve ser feita por pessoal habilitado dado a delicadeza do sensor.

Saturação:

Exposições do sensor a umidades superiores a 90% por um período maior que 30 minutos, pode levar a um fenômeno chamado de absorção secundária, o que causará uma leitura maior que a real (aproximadamente 6%}.

Esta histerese pode ser removida pela exposição do sensor ao ambiente normal, isto é, aproximadamente 50% U.R. por 24 horas. O sensor então retornará às suas caracte'risticas originais.

Aferição:

As sondas já vem de fábrica aferidas, porém quando necessário os trimpots de calibração tem acesso imediato, bastando apenas deslocar a jaqueta de proteção de alumínio. Vide potes de sais para aferição das sondas de umidade.

 
   
 

 
 

Iope - Instrumentos de Precisão

Fone (11) 3959-3959   -   e-mail: vendas@iope.com.br